domingo, 31 de outubro de 2010

São tantas emoções...

Quanto mais eu me aprofundo, mais fico extasiado por este mundo de sensações e prazeres que é o Mundo dos Vinhos, não sei ao certo mas creio que se trata de um universo paralelo que conseguimos acessá-lo depois de algumas taças.
É claro que você tem que gostar e respeitar essa arte e não só beber por beber, cada gole é um misto de prazer, curiosidade, história, ciência e arte. Não sei onde li, mas os aromas que sentimos ao aproximar o nariz de uma taça de vinho, aquelas notas de frutas, flores e outros mais são constituídos da mesma estrutura atômica dos aromas das reais frutas e flores, portanto você realmente as sente no aroma dos vinhos, por isso é bom fechar os olhos e ir para o lugar onde estão esses aromas, deixe-se levar pela sua imaginação, é lá que está o prazer, é lá que está a liberdade de ser quem você é.
Alguém já disse que tudo que se acredita torna-se realidade, é claro que estou com algumas bolhas no cérebro neste momento, mas se as frutas e as flores aparecem na minha sala, porque as bolhas de um espumante não podem se tornar os balõezinhos das histórias em quadrinhos e povoar minha imaginação? É isso o que o vinho faz, aquece o coração e liberta a alma e com moderação tudo é possível!
Não são só os aromas físicos que podemos sentir, sentimos também os aromas das lembranças dos lugares, dos momentos, a famosa memória olfativa, hoje ao degustar uma taça do espumante Almadén – demi sec, ao levá-la ao nariz pude sentir o cheiro do Reveillon, da espera da meia-noite, da procura dos amigos em frente ao primeiro poste à esquerda na areia, no Conde do Mar, o cheiro do mar, da pólvora, talvez pela mudança climática, a sensação do calor estar começando...não sei...só sei que tudo é muito mágico e fascinante!
O vinho é isso, um turbilhão de emoções, basta prestar atenção identificar algumas e curtir.

Saúde a todos!

Um comentário:

  1. Esse costume literalmente se tornou um ritual para mim, o que me prende cada vez mais à essa cidade e tudo que faz parte dela...O tempo correu e logo estaremos na praia para mais um ano novo...

    ResponderExcluir